Jesse Eisenberg, o Lex Luthor de ‘Batman v Superman’, revela que doará rim a um estranho

Jesse Eisenberg, famoso por interpretar o vilão Lex Luthor em Batman v Superman: A Origem da Justiça e Liga da Justiça, revelou que se tornará um doador altruísta, doando um de seus rins para um completo estranho.

O ator, conhecido por seu papel como um dos vilões mais implacáveis da DC, mostra um lado completamente oposto na vida real, usando sua plataforma para salvar ativamente a vida de uma pessoa.

O anúncio durante a promoção de novo filme

A revelação aconteceu durante a participação de Eisenberg no programa Today Show, onde ele promovia seu próximo filme, Now You See Me: Now You Don’t (franquia Truque de Mestre). Quando o assunto de sua conhecida frequência em doar sangue surgiu, o ator fez o anúncio:

“Na verdade, vou doar meu rim em seis semanas. É sério. […] Fui ‘mordido pelo bicho’ da doação de sangue. […] Farei uma doação altruísta em meados de dezembro, sim.”

O que é uma “Doação Altruísta”?

Para quem não sabe, um doador altruísta — também conhecido como doador vivo não direcionado — é um indivíduo que doa seu rim a alguém que não conhece pessoalmente. Eisenberg explicou como o sistema funciona em outra entrevista ao Today.com:

“Digamos que a pessoa X precise de um rim no Kansas City, e seu filho […] não é compatível, mas de alguma forma eu sou. Essa pessoa ainda pode receber meu rim e, esperançosamente, o filho dessa pessoa ainda doa seu rim, certo? Mas ele vai para um banco onde essa pessoa pode encontrar um receptor compatível. Mas isso só funciona se houver basicamente um doador altruísta.”

Um herói na vida real, ao contrário de Lex Luthor

A atitude de Eisenberg contrasta fortemente com seu personagem mais famoso. Em Batman v Superman, seu Lex Luthor foi responsável pela morte de várias pessoas, tudo para tentar destruir o Superman, chegando ao ponto de sequestrar a mãe do Homem de Aço.

Na vida real, Eisenberg está focado em salvar vidas e aumentar a conscientização. Ele revelou que tinha a intenção de se tornar um doador há 10 anos, mas só agora conseguiu concretizar o plano após um amigo médico o indicar ao hospital NYU Langone Health.

Com mais de 103.000 pessoas na lista de espera nacional por transplantes apenas nos EUA, a atitude de Eisenberg é de extrema importância. Ter uma figura pública discutindo abertamente a doação de órgãos pode encorajar outros a fazer o mesmo.

“É essencialmente livre de riscos e muito necessário”, disse Eisenberg ao Today. “Acho que as pessoas perceberão que é uma decisão óbvia, se você tiver o tempo e a inclinação.”

Jesse Eisenberg poderá ser visto em breve em Now You See Me: Now You Don’t, que estreia nos cinemas em 14 de novembro de 2025.

Deixe um comentário